redes de drenagem pluvial
Ruas pavimentadas, incluindo ruas e sarjetas.
Rede de tubulações e seus sistemas de captação
Áreas deliberadamente alagáveis
As ruas pavimentadas têm uma capacidade de vazão que permite a condução das aguas que deveriam ser aproveitadas.
A partir de estudos foi constado que quase a metade da extensão total das públicas deveria ter tubulação de drenagem de aguas pluviais porem na pratica isso não ocorre mostrando que o sistema é simples na maioria das cidades brasileiras.
Elementos das vias que participam da drenagem:
Meios fios – Elementos utilizados entre o passeio e o leito carroçável, dispostos paralelamente ao eixo da rua.
Sarjetas - São faixas do leito das vias, situadas junto ao meio-fio. Formam, com o meio-fio, canais triangulares cuja finalidade é receber e dirigir as águas pluviais para o sistema de captação.
Sarjetões – São calhas geralmente construídas com forma “V”, situadas nos cruzamentos de vias para permitir que a água passe de um lado para o outro ou paralelamente à via.
Bocas-de-lobo – São caixa de captação das água, situadas ao longo das sarjetas com o objetivo de captar as águas pluviais em escoamento superficial e conduzi-las ao interior das galerias.
Existem 3 tipos de bocas-de-lobo:
a) Sistema de captação lateral
b) Sistema de captação vertical
c) Sistema de captação combinado
As dimensões das bocas-de-lobo são padronizadas, as bocas de bobo de captação vertical são as mais eficientes e termos hidráulicos, mas preciso de uma grade, sendo mais eficiente a de ferro fundido.
Condutores de ligação – São dutos que captam as águas em uma boca-de-lobo e as conduzem a uma caixa de ligação, a um poço a vista, ou ainda a outra boca-de-lobo.
Caixas de ligação – Tem a função de unir os condutos de ligação às galerias, ou ainda,