Conhecimento do espiral
Unidade Morumbi.
Graduação Ciências Contábeis e Administração.
Gestão do conhecimento. Professora: Nielce
Capítulo 2: A empresa criadora de conhecimento.
Brunna Perdomo.
RA: 6816435931
Carla Rodrigues.
RA: 1299460976
Leidiane Soares.
RA: 6814006993
Priscila Rodrigues.
RA: 6444288477
Samara de Oliveira.
RA: 6274271294
A espiral do conhecimento.
Vimos que através de experiências de anos se inicia um novo processo de conhecimento, começando sempre com um individuo espalhando em uma organização, passando de pessoas para pessoas, assim tornando um conhecimento pessoal em um conhecimento amplo, e pela facilidade de transmitir-lo, é conhecido como conhecimento “explícito”, o inverso de conhecimento “tácito”, que é a forma de explicar um tipo de conhecimento mais difícil de ser expressado.
Lemos e achamos interessante que o conhecimento tácito é muito pessoal, pois é difícil de se comunicar e ser expressado, como expressado no livro com as palavras do filosofo Michael Polanyi “Sabemos mais do que podemos dizer”. Essa frase resume todas as explicações que poderíamos dar sobre o conhecimento tácito. Porque muitas vezes sabemos sobre um certo assunto, mais não sabemos explicá-lo, expressa-lo nas palavras. O conhecimento tácito por conseqüência de não ser expressado nas palavras ele é expressado em habilidades técnicas como um simples fato de fazer um lindo desenho, fazer uma escultura e assim por diante.
Apesar de serem conhecimentos completamente opostos eles devem ser e são transmitidos como:
Transmissão de conhecimento tácito para tácito:
Esse tipo de conhecimento para ser adquirido não necessita de palavras e sim de observações, repetições, imitações e prática, pois através desses exercícios haverá a captação do conhecimento.
De explícito para explícito:
Através de coleta de informações faladas, após passadas para um papel, surge um novo conhecimento, pois foram várias informações de vários lados que formaram uma nova