conflitos com sindicatos
Objetivo
Analisar os efeitos de fatores externos e internos na geração e solução de problemas organizacionais e estabelecer estratégias adequadas de ação corretiva e preventiva.
Sequência das atividades a serem desenvolvidas:
1. Leitura Individual do Texto E1 Histórico do Caso
2. Interprete o caso, considerando:
- o ambiente externo
- o clima da empresa
- a linha de ação adotada na recessão
- a atitude da diretoria na demissão
- o diálogo com a comissão dos empregados
- as dicas da seção E2
3. Divisão do grupo que irão representar:
- a comissão dos empregados
- a diretoria
4. Os grupos devem apresentar uma solução para o impasse sob a perspectiva da administração do conflito.
5. Devem também sugerir uma estratégia que evite a repetição do problema, considerando que a empresa, no momento, não pode aumentar os salários.
6. Como evitar, antes de mais nada, que esse clima de insatisfação que se formou se transforme em um assunto explosivo?
E1 – Histórico do Caso
Uma empresa líder de mercado, em seu setor, perdeu a posição para um novo concorrente. A fábrica recém-inaugurada pelo competidor pode colocar seu produto no mercado a preços mais baixos devido aos incentivos fiscais dados pelo governo municipal por cinco anos, em troca de absorver a mão de obra operária local.
Diante da desvantagem de não ter incentivos, a empresa resolveu, então, “apesar do custo” para se manter competitiva. A pressão hierárquica, partindo da cúpula, foi transmitida pelos gerentes a todos os departamentos, no sentido de aumentar a produção e reduzir os gastos e, se necessário, demitir pessoal. Essa atitude inflexível “do tudo ou nada” foi aplicada sem sensibilidade.
Os funcionários ficaram ressentidos e desconfiados das intenções da gerência, o que gerou um clima de insegurança total. A qualidade do trabalho e a produção sofreram reduções. Dois engenheiros pediram demissão por não