conflito e negociaçao
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: ISRAEL CORREIA
Conflito e
Comportamento em
Negociação
Abel Vieira
Francisca Jéssica
João Victor
Mykael Melo
Nayra Caroline
CONFLITO e NEGOCIAÇÃO
INTRODUÇÃO:
• O conflito é algo naturalmente presente na vida do ser humano, enquanto ser social. Seja nas relações pessoais ou laborais, as divergências de ideias e opiniões – quando expostas por uma das partes – e na medida que possam interferir nos objetivos da outra parte, sempre produzem alguma espécie de conflito.
• Nas organizações, o conflito é algo constantemente presente, pois, como define Chiavenato:
“As pessoas raramente têm objetivos e interesses idênticos, e essas diferenças de objetivos e interesses geralmente produzem alguma espécie de conflito”.
(Chiavenato, 2005).
INTRODUÇÃO:
• É preciso saber trabalhar estas divergências, de modo que não afete negativamente os interesses globais da organização.
• Para isso, existe o processo de negociação, que tentará conciliar os interesses das partes, visando a melhor alternativa para a resolução do problema que originou o conflito.
CONFLITO
Definições:
• Visão Tradicional (1930-1940)– Mais antiga das abordagens diz que o conflito deve ser evitado, pois seria a indicação de que algo não está funcionando corretamente, uma disfunção resultante da falta de comunicação, abertura e confiança entre as pessoas e o fracasso dos executivos em atender as necessidades dos funcionários.
• Visão de Relações Humanas (1940-1970) – Argumenta que o conflito ocorre naturalmente nos grupos e organizações e por ser inevitável essa escola defende a aceitação. Os seguidores racionalizam a existência do conflito e que ele não pode ser eliminado e que ele pode até ser um beneficio no desempenho do grupo.
CONFLITO
Definições:
• Visão Interacionista – É a abordagem mais atual e