animais
Agentes Infecciosos e Parasitários (REOFERTA)
Atividade Avaliativa I e II
Inicialmente, como atividade referente à 1º avaliação, cada grupo terá que conceituar as características referentes aos agentes infecciosos. Ou seja, o que vem a ser Infecciosidade, Patogenicidade, Virulência, Antigenicidade e Resistência? (3 pts)
Posteriormente, já dominando os conceitos anteriormente citados, a tarefa referente à 2º avaliação consistirá é fazer um levantamento de cinco doenças infecciosas e/ou parasitárias para criar uma classificação baseada nas mesmas características de modo que seja possível comparar os agentes escolhidos para eleger o mais “forte” ou “poderoso”. Dessa forma, vocês terão que construir para cada característica uma escala variando de 1 a 5, por exemplo, (onde o grau 1 teria, por exemplo, um menor poder infeccioso e 5 teria um alto poder). Para cada agente infeccioso ou parasitário escolhido terá que ser feito um pequeno comentário acerca dos critérios de classificação construído.
O grupo deve, também, eleger quais características são consideradas mais importantes para se determinar o grau de “poder” dos agentes. Por exemplo, o grupo pode considerar que a característica de patogenicidade torna um agente mais “forte” do que a característica de virulência. Neste caso, um agente classificado com grau 4 em Patogenicidade e grau 3 em Virulência seria mais “forte” que outro classificado com Patogenicidade grau 3 e Virulência 5.
Para facilitar, abaixo segue um exemplo de como organizar a classificação.
Essa atividade valerá 7 pts. E, assim como a atividade referente à 1º avaliação, poderá ser feita em grupo de no MÁXIMO cinco integrantes.
“A qualidade acima da quantidade, o significado acima da memorização e a compreensão acima do conhecimento.”
1
Agentes Infecciosos e Parasitários / Tiago Corrêa Saboia – Professor Formador
Agente Infeccioso