Concepção inatista
O papel do professor é de facilitar que a essência se manifeste, entendendo que quanto menor a interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno.
A concepção ambientalista considera a criança como uma “tabua rasa” e diz que o desenvolvimento da criança se dá através do ambiente, é através dos estímulos oferecidos pelo meio onde a criança esta inserida e das experiências vividas que se dá o conhecimento e a formação do individuo. Para que se aprenda algo é necessário um ambiente propicio.
Enquanto na concepção inatista o professor não era valorizado a ambientalista o valoriza, coloca nas mãos do professor a responsabilidade de organizar, planejar e executar as condições de aprendizagem, pois é ele quem vai moldar o caráter e comportamento do indivíduo assim como a transmissão de um grande volume de conteúdos e conceitos.
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento cognitivo devemos oferecer um ambiente acolhedor, estimulador e propicio onde se respeite o seu tempo de maturação, portanto, não cabe dizer que uma ou a outra esta correta e sim utilizar-se do conceitos de ambas pois não é apenas o biológico ou o ambiente que determina o que a criança é e sim o conjunto. http://www.webartigos.com/artigos/a-concepcao-ambientalista/78958/ http://www.pedagogiadaluz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=195:o-papel-do-professor-nas-diferentes-concepcoes&catid=37:divaneide&Itemid=55