Conceitos da psicologia
Psicologia Inatista
X Psicologia Ambientalista
Trabalho Realizado Para a Disciplina de Psicologia da Educação Da Professora Maria Tereza Para o 1º Semestre de Pedagogia da Universidade Nove de Julho de Santo Amaro.
São Paulo, 09 de maio de 2013.
PSICOLOGIA INATISTA X PSICOLOGIA AMBIENTALISTA
Atualmente, sabemos que cada pessoa tem seu ritmo próprio de aprendizagem. Tem pessoas que aprendem mais rápido e outras que partilham do mesmo conhecimento, mas tem ritmo de aprendizagem mais lento. Então, como o aluno aprende? Como se dá esse processo de aprendizagem? A psicologia objetiva estudar e pesquisar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação do indivíduo com o mundo, entre outras, as relações cognitivas, emocionais e afetivas.
Cada uma das teorias do desenvolvimento abaixo apoiam-se em diferentes concepções do homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação. Vejamos
Concepção Inatista.
A concepção inatista parte do ponto de que o que se ocorre após o nascimento não é importante para o desenvolvimento humano, pois esse processo de desenvolvimento é visto como um desabrochar das características internas, genéticas ou constitutivas.
As capacidades de cada ser humano como sua personalidade, valores, hábitos e religião, seu pensamento, suas emoções e conduta social, já se encontrariam basicamente prontas em sua forma final por ocasião do nascimento, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase sem nenhuma transformação ao longo da existência.
As origens da posição inatista podem ser encontradas, de um lado na Teologia: Deus, de um só ato, criou cada homem em sua forma definitiva, Após o nascimento, nada mais haveria a fazer, pois o bebê já teria em