conceitos de psicologia
1. Vinculação: Ligação de afeto específica de um individuo a outro. Trata-se de uma tendência original e permanente de procurar relação com outrem. É uma necessidade/impulso primário (não aprendido).
2. Resiliência: capacidade do sujeito para uma bem-sucedida adaptação, na presença de uma situação adversa, envolvendo diversos riscos e ameaças internas e externas.
3. Psicologia genética: Visa o estudo da evolução dos comportamentos, do ponto de vista da sua gênese (evitar confusão com a genética enquanto estudo dos genes). O expoente máximo pode ser observado na obra de Piaget, interessado em estudar os processos evolutivos que culminaram no pensamento (inteligência) adulto.
4. Período sensível: Momento particular em que determinada influência ambiental terá o seu maior impacto numa área de desenvolvimento.
5. Sistema: conjunto de elementos interligados de tal forma que uma modificação em qualquer um deles produz uma modificação de todos os outros.
6. Maturação: Processo de organização progressiva das funções e dos seus substratos morfológicos (direcionando o comportamento), processo que nunca é independente da experiência.
7. Fatores de proteção: componentes que operam para atenuar os efeitos do risco. Fatores de risco: combinação de um conjunto de fatores que aumenta a probabilidade da ocorrência de transtornos de diferentes graus.
8. Desenvolvimento: Conjunto de mudanças nos comportamentos, estruturas (cognitivas, motoras e sensoriais) e competências. Estas mudanças são desenvolvidas numa ordem sequencial. Ocorre no ciclo completo da vida.
9. Acomodação: Modificação das estruturas cognitivas em função das modificações do meio. Assimilação: É a incorporação de elementos exteriores, do meio na estrutura existente do sujeito.
10. Zona Proximal do Desenvolvimento: é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento proximal. Ou seja, entre o nível que é determinado pela capacidade de resolver problemas