Conceito de psicologia
Lideli Crepaldi
Considerando a psicologia a ciência do comportamento humano, conviria definir alguns termos para melhor compreender sua utilização.
Temos então:
•
valor – conjunto de crenças preferenciais que pessoa ou grupo tem em relação a determinada realidade, que o impulsiona a agir.
•
crença – conhecimento (cognição – emocionalmente neutra) sobre algum aspecto de um objeto do ambiente. As coisas que as pessoas sabem e conhecem.
•
atitude – tendência de agir (predisposição a uma ação, propenso à avaliação de um fato). Não se conhece a atitude a não ser através de um comportamento ou averiguação.
É um fenômeno interno, não-manifesto que repousa no valor, nas crenças preferenciais que o indivíduo ou o grupo tem sobre um fato ou um situação e que o predispõe a uma ação. A atitude tem duas dimensões: racional e afetiva.
•
comportamento – ação manifesta e constatável. É a totalidade daquelas atividades de um indivíduo que podem ser observadas por outra pessoa, com ou sem o auxílio de instrumentos. São aspectos exteriores. É mensurável visivelmente.
A partir dos pontos abordados, podemos afirmar que o comportamento humano é
altamente influenciado pela percepção.
A percepção pode ser definida como o processo por meio do qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta os inputs de informação (estímulos sensoriais) para
1
elaborar uma imagem significativa do mundo (ou seja, compor seu quadro cognitivo do mundo). É o processo de compreender o mundo em que vivemos.
É por meio desse processo que entramos em contato com o mundo que nos rodeia, que existe à nossa volta. Portanto, percepção é a forma pela qual entramos em contato com o mundo exterior. Este quadro não é uma fotografia da realidade, mas é o resultado, peculiar para os indivíduos, da ação dos processos de percepção, julgamento e memória.
A percepção, segundo Simões (1985) depende não só do caráter do estímulo físico, mas também