Anatomia
-Processamento eficiente dos nutrientes e fluidos
-Absorção dos nutrientes necessários ao corpo
-Eliminação dos resíduos inutilizados
O alimento ingerido passa pela luz do trato gastrintestinal circula durante todo o processo da digestão e absorção dentro do tubo, e a porção não absorvível é eliminada como fezes.
O sistema nervoso ,juntamente com alguns hormônios, regulam o funcionamento do aparelho digestivo e o sistema circulatório nutre os órgãos da digestão e permite o transporte dos nutrientes absorvidos.
A digestão é a transformação dos alimentos numa forma que possa ser utilizada pelo organismo em que as grandes moléculas de alimentos tornam-se pequenas moléculas de nutrientes que serão absorvidas e utilizadas.
Cada parte do trato gastrintestinal tem uma função específica. BOCA
A boca (cavidade oral) é a porta de entrada do tubo digestivo.É onde o alimento é triturado através da mastigação, misturando-se com a saliva,que é produzida pelas glândulas salivares,para formar o bolo alimentar.
Os dentes são os órgãos da mastigação, elaborados para cortar,rasgar e triturar o alimento para que este possa misturar-se com a saliva .
As principais glândulas salivares são :parótidas,submaxilares e sublinguais.Além dessas há muitas glândulas bucais pequenas.A secreção diária de saliva varia entre 1000 a 1500 ml.A saliva contém enzimas,imunoglobulina A,bicarbonato, A,compostos contra os agentes patogênicos bucais.Existem 2 tipos de secreção:a serosa contendo ptialina,que é uma enzima para digerir amido,e a mucosa,para fins de lubrificação.A saliva tem ph entre 6,0 e 7,0,faixa favorável para a ação digestiva da ptialina.Sua produção é estimulada por impulsos nervosos e são excitados tanto por estímulos gustativos como táteis da língua e outros locais da boca e também pode ser estimulada ou inibida por impulsos que chegam ao sistema nervoso central,como no caso de um alimento que lhe é agradável,quando a salivação é muito