Conceito de Psicologia
Psicologia deriva das palavras gregas psyché= "psique”= "alma”= “espírito" e, “lógos” = “logia”= "razão“, “ser da razão” ou "estudo”.
Portanto, de acordo com a origem grega da palavra, PSICOLOGIA significa o estudo ou discurso acerca da alma ou espírito.
PSICOLOGIA=PSICO + LOGIA
Ciência que estuda as ideias, as determinações e sentimentos, cujo conjunto forma o espírito do homem; ciência dos fatos da consciência e de suas leis; tratado sobre a alma e as faculdades intelectuais e morais.
A Psicologia "é a ciência que investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e efeitos". (H. Rohracher)
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento.
“É a ciência do comportamento e da experiência”. (Dorin,1976)
“Ciência que, partindo da observação dos fatos psíquicos, determina as causas e suas leis”. (Bueno,1980)
“É a ciência que estuda todas as manifestações da vida mental e as leis que regem o procedimento humano no vasto campo dos fenômenos que atingem as criaturas”. (Bueno,1980)
Ciência que, partindo da observação dos fatos psíquicos, determina as causas e suas leis”. (Bueno,1980)
Psicologia é a ciência que estuda todas as manifestações do ser humano. É a ciência que estuda todas as manifestações da vida mental e as leis que regem o procedimento humano no vasto campo dos fenômenos que atingem as criaturas” (Bueno,1980).
Psicologia “é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...”