Violencia e pessoa com deficiencia
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.
Acreditando ser a educação a base de um mundo melhor, entendemos que esta deve ser totalmente livre de preconceitos, racismo, discriminações de toda espécie; etnia, religião, cultural, social, entre outros ao falarmos em inclusão o ápice das discussões pedagógicas dos dias atuais, esquecemos que esta tão discutida inclusão se refere a todos os indivíduos que por um motivo ou outro estão fora dos padrões esperados pela estruturação social; porque não incluir os negros nesta perspectiva, Foi repensando nas práticas e conceitos estabelecidos dentro da escola que escolhemos como tema o racismo, preconceito , discriminações e suas repercussões na instituição de ensino.
2. Preconceito Racial nas Escolas
Na atualidade as diferenças entre os grupos são notáveis, uma vez que os índios e principalmente os negros ficaram em situação de desigualdade sendo excluídos socialmente no que tange economia, política e cultura.
A escola aparece como responsável pelo processo de socialização entre as diversas raças, e deve ser prioridade desde os primeiros anos da educação infantil. Nesse espaço escolar o contato variado poderá ser o primeiro