Conceitos filosóficos
Ano:11º
Turma: D
Aluna: Rita Nunes
Nº.: 11
Ano letivo: 2013/2014
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” - Aristóteles
Retórica
A Retórica surgiu na antiga Grécia, ligada à
Democracia e em particular à necessidade de preparar os cidadãos para uma intervenção activa no governo da cidade. "Rector" era a palavra grega que significava "orador", o político. No início esta não passava de um conjunto de técnicas de bem falar e de persuasão para serem usadas nas discussões públicas. A sua criação é atribuída a
Córax e Tísis (V a.C), tendo sido desenvolvida pelos sofistas que a ensinaram como verdadeiros mestres.
Entre estes destacam-se Górgias e Protágoras.
Constringente
?
Verossímil
O verossímil é um discurso falso, mas induz os homens ao erro “ em virtude de sua semelhança com a verdade” (Platão). O verossímil está afastado da verdade, mas pesa nas decisões da maioria, que é guiada pela aparência, não pela essência: “ Nos tribunais ninguém se preocupa com o conhecimento da verdade, cuidando-se apenas de saber o que é verossímil. De onde se segue que, quem pretende fazer discursos com arte, deve dirigir a atenção a isso que se designa por verossímil.
Discurso Argumentativo
.
Construção do Discurso
A construção de um discurso argumentativo, susceptível de propiciar alguma adesão por parte do auditório, tem várias fases, cada uma com os seus requisitos. Aristóteles, Cícero, Quintiliano e muitos outros filósofos desde a antiguidade clássica procuraram construir um modelo para esta construção. Quase todos insistiram no facto de que o orador, não se pode limitar a escrever um bom discurso, deve também cuidar de muitos outros aspectos, como a sua postura na hora de o proferir.
Fases Fundamentais (Esquema clássico):
1ª. Parte: Invenção (heurésis)
2ª. Parte: Disposição (táxis).
3ª. Parte: Elocução (léxis).
4º. Parte: Acção (hypókrisis).
A