O Conceito Filosófico em Mênon
Por
Laryssa Rojas Mascena.
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Prática e Metodologia de Análise de Textos Filosóficos I, ministrada pela professora Maria Inês Senra Anachoreta.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
1º semestre de 2012.
O trabalho a seguir pretende identificar os conceitos filosóficos presentes no diálogo Mênon de Platão. Esse procedimento envolve a identificação da natureza do conceito filosófico, assim como a função que o conceito ocupa no texto (COSSUTA, 2001, p. 40). Segundo Cossuta “os conceitos não são dados como se preexistissem à própria filosofia, mas são construídos, e esta elaboração constitui uma parte determinante da atividade filosófica.” (idem, ibidem). A análise do processo filosófico da constituição do sentido, ou seja, o processo de instauração do sentido passa necessariamente pela apreensão e análise da forma como o significado dos conceitos se encontra instaurado no texto, assim como pela apreensão e análise dos papéis que são atribuídos aos conceitos no discurso filosófico (idem, p.41). Nosso objetivo passa pela identificação da semântica conceitual, ou seja, do conjunto de procedimentos operacionais a partir dos quais são evidenciadas as significações das expressões utilizadas pelo filósofo (idem, p.42).
Desdobra-se desse procedimento a identificação do núcleo definicional que, de acordo com Cossuta, deve conter o termo significante, o sentido (significado do termo) e a referência (elemento exterior à linguagem, constituído através de exemplo e de caso particular) (idem, p. 44). Nesse sentido, o conceito filosófico se revela um “operador textual que, graças à propriedades da língua, permite categorizar o real ou o ser integrando-o no domínio do dizível.” (idem, p. 50). Articulando necessariamente um termo significante a um sentido e uma referência, tal definição do conceito filosófico não se reduz a nenhuma