conceitos filosoficos
Antropocentrismo: posição filosófica que afirma a prioridade do homem, enquanto ocupando lugar central e fundamental na ordem da existência real. O ser mais importante de toda a realidade sendo o homem, devendo ocupar então também o centro de referência de toda explicação filosófica. (p. 76- Adaptado)
Conhecimento: é a relação estabelecida entre sujeito e objeto, na qual o sujeito apreende informações a respeito do objeto. É a atividade do psiquismo humano que torna presente à sensibilidade ou à inteligência um determinado conteúdo, seja ele do campo empírico ou do próprio campo ideal. (p. 38)
Contradição: oposição entre dois polos incompatíveis, um afirmando, outro negando, ao mesmo tempo, algo de uma mesma coisa. Conflito real e histórico, luta de forças que se contrapõem no interior do real e do pensamento, toda situação/afirmação aparecendo apenas como um momento provisório que deve ser necessariamente negado para superado. (p.139).
Cosmocentrismo: posição filosófica que afirma a prioridade do mundo natural, enquanto ocupando lugar central e fundamental na ordem da existência real. Sendo a natureza ou mundo o ser mais importante de toda a realidade, devendo ocupar então também o centro de referência de toda explicação filosófica. (p. 76- Adaptado)
Cosmovisão: trata-se do conjunto de concepções, intuitivas e espontâneas, de acordo com as quais uma pessoa ou um grupo social pensam a sua própria realidade, a sua época e a sua existência em geral. É o conjunto mais ou menos