Armazenagem freezer
Eletrodomésticos - refrigeradores
Assistente de Logística
Alunos: Fabricio Condack, Rodrigo Bronzato
Turma: 2014018
SENAI
Avaliação de Logística
Trataremos a seguir, atividades referentes a armazenagem, distribuição e transporte, de eletrodomésticos, tomando como exemplos principais, os refrigeradores, que são eletrodomésticos de ‘médio/grande’ porte.
Armazenagem
A armazenagem é feita geralmente em galpão, com equipamentos que possibilitem a movimentação dos produtos, sistema de localização dos produtos, espaço físico, baias de atracamento, mão de obra qualificada, etc.
Para se definir quais os melhores meios de armazenagem para os eletrodomésticos, devemos levar em consideração características como peso, tamanho, etc. Deve-se também observar as condições operacionais (quantidade dos produtos a armazenar por exemplo).
No caso dos refrigeradores, que são considerados eletrodomésticos pesados é utilizado na maioria das vezes sistema de paletização, a estante paletizada, permite uma alta selectividade visto que as paletes podem ser inseridas e retiradas individualmente pelas empilhadeiras. É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação.
Distribuição
A distribuição em termos simples, o varejista compra os eletrodomésticos do fabricante em grandes quantidades e revende para o consumidor a um preço maior, obtendo assim, uma margem de lucro, desta forma, quem paga o produto ao fabricante é o consumidor.
Analisando de forma um pouco mais detalhada, verificamos o esquema sob outro aspecto. A distribuição funciona como órgãos interdependentes de forma a manter todo um ‘corpo’ em funcionamento. Os eletrodomésticos saem do depósito do fabricante, e vão para o centro de distribuição, do centro de distribuição, são encaminhados aos depósitos dos seus respectivos varejistas, e daí por diante, chegam ao consumidor final. Percorrendo um caminho simples, Fabricante, Varejista, Atacadista.
Transporte