Hamlet - Resumo Analítico
------
Resumo de Hamlet de William Shakespeare. A tragédia Hamlet é considerada por muitos a obra prima do dramaturgo William Shakespeare, e certamente figura entre suas peças mais famosas, ao lado de textos como Romeu e Julieta e Macbeth. O livro foi escrita no início do século XVII pelo dramaturgo britânico, baseada em uma lenda de fundo histórico de um jovem príncipe da Dinamarca chamado Amleth. O que diferencia a versão de Hamlet de Shakespeare da lenda que existia antes é a forte carga psicológica que ele coloca em suas personagens, sobretudo em seu protagonista, e o número de ambiguidades e possibilidades de interpretação que o texto oferece.
Resumo do livro Hamlet
A história começa com o jovem príncipe Hamlet, recém-chegado de sua faculdade na Inglaterra, lamentando a morte súbita de seu pai. Desde sua morte, Gertrude, a rainha da Dinamarca – mãe de Hamlet – havia casado-se com o irmão do rei falecido, Claudius, que por sua vez tornou-se o novo rei. Hamlet está sofrendo pela morte do pai, e mostra-se indignado com o novo matrimônio da mãe.
O príncipe atormentado recebe então uma informação dos guardas do castelo: o fantasma de seu pai estaria rondando o local durante a noite, procurando falar com o filho. Hamlet vai encontrar-se com o espectro, e houve de sua boca uma revelação terrível: o novo rei, tio de Hamlet, havia matado o irmão e casado com a cunhada. Não fica claro se a rainha sabia do assassinato ou não. O príncipe, revoltado, jura vingança.
O príncipe passa a assumir o comportamento de louco para despistar seus inimigos, passando a impressão de ser inofensivo ao novo rei. Preocupado e buscando entender se a loucura do príncipe é fingimento ou realidade, o rei e a rainha recorrem a Polônio, um conselheiro da corte. Polônio acredita que a causa da loucura de Hamlet seja o amor não-correspondido por sua bela filha Ofélia, e convence a moça a conversar com o príncipe enquanto Polônio e o Rei Claudius escutam escondidos. Mas Hamlet