Rede de frio
A Rede de Frio é o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional,de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.
OBJETIVO FINAL
Assegurar que todos os imunobiológicos administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que são produtos termolábeis.
A Rede de Frio é composta pelos seguintes elementos:
1. Equipe técnica;
2. Equipamentos;
3. Instâncias de armazenamento;
4. Transporte entre as instâncias;
5. Controle de temperatura;
6. Financiamento.
INSTÂNCIAS DE ARMAZENAMENTO – em cada uma destas devem existir instalações e equipamentos adequados para o armazenamento e transporte de um nível a outro.
ARMAZENAMENTO NACIONAL
· Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos (CENADI ,1982)
· 1996 – inaugurada sede própria nas dependências do 14º Batalhão de Suprimento do Exército, situado à Rua Dr. Garnier- Bairro da Rocha, Rio de Janeiro, em regime de comodato com o Ministério do Exército.
A Cenadi – treinamentos em Rede de Frio colaborando com a qualificação dos recursos humanos nas diversas instâncias da Rede.
A Cenadi conta com três câmaras frigoríficas, nas quais são armazenadas todos os imunobiológicos, para distribuição posterior a todo o país.
Estão disponíveis câmaras frias frigoríficas para conservação dos imunobiológicos em temperatura de –20º C (vacinas contra: poliomielite, sarampo, febre amarela, etc) e +2ºC (vacina DPT, DT, dT,TT, BCG, e os soros SAT e SAD, etc.).
Esses imunobiológicos são distribuídos para os estados de acordo com o controle de movimentação de estoque, recebidos até dia 10 de cada mês e a seguir são