Rede de Frios (Saude Coletiva)
Jéssica Jardim Faria
Saúde Coletiva
Rede de Frios
Professora: Cíntia
Turma: 2EF1
São João de Meriti
2014
Rede de Frios O QUE É?
A Rede de Frio é o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional,de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.
REFRIGERADOR OU GELADEIRA
São equipamentos destinados à estocagem, de imunobiológicos em temperaturas (+2ºC a 8ºC), devendo, para isso, estarem regulados para funcionar nesta faixa de temperatura.
Os refrigeradores utilizados pelo Programa Nacional de Imunização devem ser organizados de acordo com as seguintes recomendações:
· Manter pacotes de gelo no evaporador (congelador);
· As vacinas devem ser colocadas nas prateleiras superiores:
· Garrafas com água e corante na prateleira inferior;
· As vacinas devem ser arrumadas na geladeira em bandejas perfuradas para permitir a circulação doar ou nas próprias embalagens do laboratório produtor.
ORGANIZAÇÃO INTERNA
· No evaporador (congelador) colocar gelo reciclável ou saco plástico com gelo, na posição vertical, ocupando todo espaço;
·Na 1º prateleira as vacinas virais (contra a poliomielite, sarampo, tríplice viral, dupla viral, febre amarela); Na 2º prateleira as vacinas bacterianas e toxóides;
· Na 2º prateleira, no centro, coloca-se o termômetro de máxima e mínima na posição vertical;
· Na 3º prateleira podem-se colocar os diluentes ou caixas com as vacinas devendo-se ter o cuidado de permitir a circulação de ar entre as mesmas.
CONTROLE DE TEMPERATURA
É importante a verificação da temperatura dos equipamentos da Rede de Frio, em todas as instâncias.
Na instância Local esta temperatura é verificada no início da jornada pela manhã e no final da jornada, à tarde.
O