Comunicação integrada
- Comunicação Externa
Pensando na comunicação externa das três redes, podemos citar algumas características particulares de cada uma delas.
A Casas Bahia possui uma comunicação bastante direta e objetiva, comunicando as ofertas ao mesmo tempo em que gera um sentido de urgência com o apelativo de preço e data limite da oferta, tanto para a mídia televisão como revista. A comunicação da rede em revista é bastante poluída, remetendo a uma página de tablóide, com vários produtos, várias ofertas de preço e detalhes sobre formas de pagamento. A Casas Bahia é ainda famosa por ser o maior investidor em mídia no Brasil, somando um total de R$ 1.216.691 milhões em investimento publicitário em 2007, o que fica claro também com a alta freqüência de comerciais da rede nos horários nobres da TV brasileira e as várias páginas de anúncios em uma série de revistas do país.
Esse senso de urgência pode-se perceber na propaganda achada no Youtube, em que frases de destaque aparecem como “Nesta segunda”, “Um só dia” e “Absurdo de barato”, sempre com gesticulações rápidas.
http://www.youtube.com/watch?v=pUbZcPFTLZc&feature=related
Já o Ponto Frio, apesar de ainda trabalhar com ofertas nas suas peças, possui um tom mais emocional e leve na comunicação. Na televisão a rede fala de ofertas, porém trazendo uma mensagem mais emocional na abertura e fechamento do comercial. Mais que isso, alguns comerciais da rede são exclusivamente de tom emocional, como, por exemplo, a versão Sazonal da Copa, falando de juntar os amigos e “transform[ar] sua casa num estádio só seu”, tentando deixar como mensagem o atual slogan da marca: “você ganha mais no Ponto Frio”. Nas revistas, temos de novo uma comunicação mais limpa, com apenas uma oferta e vários benefícios do produto. No que se refere a periodicidade da comunicação, vemos que o Ponto Frio investe bem menos em publicidade do que a Casas Bahia.
A propaganda do Ponto Frio também foi localizada pelo Youtube, que foi ao ar