Revoluçao industrial
Nesta aula, iremos tratar da Revolução Industrial e de suas conseqüências para o mundo contemporâneo. Entre as conseqüências, destaque para o desenvolvimento de novas idéias sócio-políticas, que foi o Socialismo.
A Revolução Industrial.
Entende-se por Revolução Industrial um conjunto de inovações técnicas que acabaram resultando na substituição daferramenta pela máquinae propiciando a passagem do artesanato manualpara a produção industrial concentrada nasfábricas.
A Revolução Industrial foi um processo decisivo para o estabelecimento da sociedade capitalista - sociedade caracterizada pela produção de bens materiais. Uma classe detém osmeios de produção, isto é, máquinas, terras, fábricas; outra classe vende sua força de trabalho em troca de um salário e realiza o trabalho de produção. A primeira classe é aburguesia - que além dos meios de produção, possui ocapital e a segunda classe é formada pelosproletários. Com o desenvolvimento destas duas classes teremos o início de um conflito, denominadoluta de classes.
O processo da Revolução Industrial começou na Inglaterra, que apresentava uma série de condições, que iremos analisar a seguir
A Revolução Industrial na Inglaterra.
Vários são os fatores que explicam o início da revolução Industrial na Inglaterra.
UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA.
A Revolução Industrial inglesa foi precedida por uma revolução agrária. Desde o final da Idade Média, a agricultura inglesa passava por profundas modificações, graças a substituição da produção em pequenas propriedades, voltada para o mercado local, por uma produção em larga escala; para atender o mercado externo, realizada em grandes propriedades.
Durante o reinado de Elizabeth I, o comércio de lã teve um grande desenvolvimento. Para a produção de lã era necessário aumentar as passagens, necessidade suprida pelasleis de cercamento. Com os cercamentos os pequenos proprietários e camponeses tiveram suas terras usurpadas, sendo