Conceitos de Piaget
Jean Piaget (1896 –1980) era biólogo e quando adolescente, trabalhando com um zoólogo observou que na Natureza os animais se adaptavam ao meio. Continua interessado na questão da adaptação ao meio e mais tarde se apaixona pela Filosofia e vai estudar a adaptação do ser humano ao meio ambiente físico e social. Para ele tal adaptação se dava através da inteligência, do conhecimento. Quer estudar como o ser humano conhece e como chega ao conhecimento universal, ou seja, como é possível o conhecimento da Matemática e da Física. Piaget está interessado na FORMA de conhecer, não no conteúdo do conhecimento. Então ele vai estudar as crianças, desde o bebê para compreender a EVOLUÇÃO do conhecimento, desde o nascimento até o modo de raciocinar do adulto. Daí ele desenvolve as Etapas do processo cognitivo.Ele quer compreender como o organismo conhece o mundo.
Para Piaget a psicologia começa quando o organismo se conduz com relação a situações externas e resolve problemas, uma vez que esta resolução não está programada hereditariamente (como no instinto).
O objetivo de Piaget era descrever os tipos de pensamento característicos das crianças antes da adolescência. Ou seja, ele entendeu que as crianças em suas diferentes idades organizam o pensamento segundo diferentes complexidades.
É um epistemólogo, ou seja, que estuda a teoria do conhecimento- estudo do desenvolvimento mental, do desenvolvimento da inteligência. Estuda as transformações do conhecimento, como se passa de um conhecimento simples para um mais complexo. A Epistemologia Genética é o estudo das transformações do conhecimento, do ajustamento progressivo do saber. Interessa-se pelo sujeito epistêmico, ou seja, o sujeito do conhecimento.
Piaget interessou-se pelas semelhanças entre as crianças de idade aproximada, no modo de organizar o pensamento. Usou técnica transversal de estudo. Entrevistou crianças de 3 a 12 anos para descobrir