Principais conceitos do desenvolvimento e aprendizagem segundo jean piaget
Piaget estudou os processos de pensamento presentes desde a infância inicial até a idade adulta, apresentando uma visão interacionista. Mostrou que a criança e o homem estão em processo de contínua interação, estudou o conhecimento da lógica, espaço, etc. Formulou inúmeros conceitos continuamente reavaliados em função de novos dados. Os trabalhos de Piaget se multiplicaram rapidamente na Europa. No Brasil, Piaget começou a ser conhecido na década de 60.
Desenvolvimento
Os conhecimentos de Piaget foram muito importantes principalmente a respeito das estruturas mentais que se acham presentes em cada faixa etária e o modo de funcionamento em cada fase de desenvolvimento.
Alguns Conceitos Fundamentais:
Hereditariedade
O indivíduo herda uma série de estruturas biológicas que predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais. A inteligência nós não herdamos. Da interação organismo- ambiente resultarão determinadas estruturas cognitivas que vão funcionar de modo semelhante durante a vida do sujeito. Este modo de funcionamento que constitui para Piaget nossa herança biológica. Entre os estímulos sociais estão o comportamento, tarefas, conceitos, etc. que são ensinados pelas pessoas através dos processos que costumamos chamar de aprendizagem social.
Adaptação
O ambiente físico e social coloca a criança diante de questões que rompem o estado de equilíbrio do organismo e procura comportamentos mais adaptativos. O ato de conhecer é prazeroso e gratificante tanto para a criança como para o adolescente e o adulto e se constitui numa força motivadora para seu próprio desenvolvimento. No processo global de adaptação estariam implicados os processos de assimilação e acomodação. Ao processo de modificação de estruturas antigas para solução de um novo problema de ajustamento a uma nova situação, Piaget denomina acomodação. O processo de adaptação intelectual é, pois um processo