Cognitivismo
Teorias de Aprendizagem
COGNITIVISMO
A psicologia cognitivista preocupa-se com o processo da compreensão, transformação, armazenamento e o uso da informação envolvida na cognição, e tem como objetivo identificar padrões estruturados dessa transformação.
Cognição é o processo através do qual o mundo de significações, isto é, atribui-se significados à realidade em que se encontra. Esses significados são pontos de partida para atribuição de outros, originando, então, à estrutura cognitiva".
(Moreira e Masini, 1982, p.03).
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO
AUSUBEL
Segundo Ausubel, a aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno.
Dessa forma, sempre deve se considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento.
A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, quando este aluno encontra significado no que ouve.
Assim, são necessários pontos de ancoragem, ou subsunções de aprendizagem, que irão relacionar o novo com o que o aluno já sabe.
É necessário que o aluno encontre sentido no que está aprendendo, para que significativamente possa aprender.
É necessário, em sala de aula, partir-se dos conceitos que o aluno já possui.
O aluno deve relacionar entre si os conceitos aprendidos, o que torna significativa a sua aprendizagem. pode ser entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo conhecimento.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO
AUSUBEL
•A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe.
•A teoria cognitiva de Ausubel Incentiva o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem.
•Materiais introdutórios