Cognitivismo
Dentre as principais teorias cognitivistas, destacam-se:
• CONSTRUTIVISMO – é uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.
• INTERACIONISMO – é fundamental a noção de cultura no processo de construção de conhecimento e de constituição do indivíduo para a concepção da aprendizagem interacionista. Segundo Vygotsky, é o grupo social que fornece o material (signos e instrumentos) que possibilita o desenvolvimento das atividades psicológicas. Isso significa que se deve analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos, a partir da interação (daí o termo interacionismo) destes com a realidade.
• APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Ela ocorre quando a informação relaciona-se com várias outras informações já presentes na estrutura cognitiva. Assim, para ensinar adequadamente é preciso descobrir o que o aluno já sabe. O teórico David Ausubel afirma em sua teoria que para que uma aprendizagem seja prazerosa e eficaz é preciso que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados. Ele propõe a construção de estruturas mentais utilizando mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos.
JEAN PIAGET E JEROME BRUNER:
Como principais representantes desta linha de pensamento, iremos apresentar o suíço Jean Piaget e o norte americano Jerome Bruner.
Segundo estes dois autores o sujeito constrói ativamente o conhecimento e as suas próprias estruturas mentais ao longo dos primeiros 12/15 anos de vida.