Conceitos de piaget
Epistemologia Genética
É a teoria desenvolvida por Jean Piaget, e consiste numa síntese das teorias então existentes, o apriorismo e o empirismo. Piaget não acredita que o conhecimento seja inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo.
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Durante sessenta anos, Jean Piaget coordenou projetos de pesquisas, que deram base à compreensão contemporânea do desenvolvimento infantil. Piaget estava interessado em investigar como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. Piaget fez sua formação inicial em Biologia e por isso alguns conceitos desta disciplina influenciaram sua teoria e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.
Conceito – Assimilação | |
Esse conceito, Piaget retira da biologia e, na sua psicologia, assimilação é descrita pelo professor La Taille da seguinte maneira: quando uma pessoa entra em contato com o meio, com o objeto de conhecimento, retira desse objeto algumas informações. Essas informações retidas se constituem de uma maneira, diferente de outra possibilidade, pelo fato de existir uma organização mental.
Na verdade, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo. Não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo. Assimilar, ou seja, apropriar-se de alguns elementos do mundo, portanto, isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado.
Conceito – Acomodação | |
Outro conceito central na obra de Piaget é o conceito de acomodação.
Acomodação, nas palavras do professor, pode ser entendida da seguinte maneira: as estruturas mentais – entende-se estruturas mentais a organização que a