Planejamento estratégico de um salão de beleza
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa in loco no salão de beleza Capilares de Ouro, por meio de um questionário aplicado ao proprietário (a) : Josenilda Rodrigues dos Santos, exercendo a profissão de cabeleireira há 8 anos atribuída de especializações adquiridas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no início de sua carreira atuava com salão próprio, atualmente utiliza espaço alugado no bairro bom parto, Maceió-al.
Frase da empresária: ‘Não deixe que o passado interfira no futuro de forma negativa’.
2.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Negócio: promover bem estar e autoestima
Negócio daqui a 5 anos: ser uma rede de salão de beleza
MISSÃO: proporcionar a nossas clientes beleza e auto estima, utilizando a estética como forma de mudança visual.
VISÃO: ser uma rede de salão de beleza, que aproxime-se cada vez mais de nossos clientes, com uma equipe de colaboradores qualificados e uma estrutura que venha estabelecer bem estar e satisfação em ter o resultado esperado.
3. ESTRUTURA DE INDÚSTRIA E COMPETITIVIDADE
Fornecedores: não detêm o poder de barganha, devido a grande variedade de opções.
Clientes: têm poder de barganha ,pelo leque de opções
Novos entrantes: não há barreiras para novos competidores.
Produtos substitutos: produtos que podem ser utilizados como alternativas , shoppings, academias. Ex: máquinas de cortar cabelos, chapinhas, produções caseiras, entre outros.
Competidores: clínicas de estética, spa´s, outros salões.
4. MATRIZ SWOT
Oportunidades: culto à beleza, inovações dos tratamentos estéticos, novos estilos veiculados na mídia.
Ameaças: produtos substitutos e competidores, falta de recursos financeiros das clientes, aumento do custo dos produtos utilizados no serviço.
Forças: preços acessíveis, capacidade de identificar os desejos das clientes, especializações técnicas na área.
Fraquezas: falta de recursos para reinvestir no negócio, má