Conceitos Básicos
Prós: É de fácil entendimento e execução, todas as atividades identificadas no modelo são fundamentais, muito utilizado por diversas empresas.
Contras: Não fornece feedback entre as fases e não permite a atualização ou redefinição das fases anteriores, não visa a reutilização, o produto só é visto no final, os projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe.
Prototipação
Prós: O desenvolvedor constrói algo imediatamente, equívocos entre os usuários de software e desenvolvedores são expostos, um sistema funcionando está disponível nos primeiros estágios no processo de desenvolvimento.
Contras: Pode haver muitos ajustes no protótipo final, para aumento da qualidade, O desenvolvedor pode esquecer estruturas inapropriadas no protótipo.
Espiral
Prós: Desenvolvimento repetida ou contínua ajuda na gestão de riscos, modelo utilizado por métodos ágeis, como o modelo continua em direção a fase final, a experiência do cliente no novo sistema cresce, permitindo bom desenvolvimento das necessidades do cliente reunião produto.
Contras: Funcionam melhor para grandes projetos, onde os custos envolvidos são muito maiores e requisitos de sistema envolve maior nível de complexidade, elaboração de um protocolo, que deve ser seguido estritamente para o seu bom funcionamento.
Técnicas de 4° Geração
Prós: Quanto mais alto o nível em que o software pode ser especificado em uma máquina, mais rapidamente o programa pode ser construído, ciclo de vida simplificado.
Contras: O cliente pode ser incapaz de especificar as informações de forma adequada, pode não ser eficiente em projetos grandes, O cliente pode estar inseguro quanto aos requisitos.
Iterativo
Incremental
Prós: Incrementos podem ser entregues regularmente ao cliente e, desse modo, a funcionalidade de sistema é disponibilizada mais cedo, os incrementos iniciais agem como protótipos para elucidar os requisitos para incrementos posteriores do sistema,