Analize Teoria da comunicação
SÃO PAULO Vila Mariana
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Matéria: Teorias da Comunicação
Professora Célia Maria Cassiano
Analise do FACEBOOK aplicando os conceitos de “sociedade de massa” e “psicologia behaviorista”.
Leandro Mozena Galego RA: 8486189070
São Paulo
2014
Não entendi quando o autor diz: “ a massa subverte tudo aquilo que é diferente, singular, individual, qualificado e selecionado” e também diz: “que a massa se preocupa somente com seu bem estar, e ao mesmo tempo não se sentem solidarias com as causas de bem-estar.”
Não concordo quando o autor diz: “se uma pessoa e atingida pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, induzida a agir.”
Ela pode ser atingida pela propaganda e ao mesmo tempo ter a escolha se aquilo vai ser realmente bom para ela, se realmente é aquilo que ela quer, se aquilo vai mesmo lhe trazer algum beneficio.
No documentário “Muito Além do Cidadão Kane” tem um trecho onde diz:
“A maioria dos brasileiros consomem apenas imagens. Apenas 1/3 da população brasileira podem pagar pelos serviços e produtos anunciados na tv.
Analisando o fenômeno facebook para mim fica claro que a maioria dos usuários estão tentando de alguma forma se autopromover, considerando que a maiorias das postagens que vemos são relacionadas a auto estima, auto ajuda e coisas relacionadas ao próprio ego.
Então podemos dizer que assim como antigamente se usava o radio e a tv para se passar ou influenciar seu ouvintes ou telespectadoras com determinado conteudo, um usuário do facebook faz exatamente isso, escreve coisas sobre assuntos diversos sempre com o objetivo de atingir seus seguidores, amigos, inimigos e por ai vai.
Levando em conta a psicologia behaviorista, fica claro a alteração de comportamentos de cada usuário, no facebook cada um “ludifica” suas ações e comportamentos deixando florar coisas que na vida real ou seja, fora do