Conceitos Básicos de Motivação
Primariamente, o conceito de motivação tem evoluído com o passar do tempo. A motivação tem, pela própria raiz da palavra, uma forte ligação com a palavra motivo, ou causa de algo ser de uma determinada forma. Traduzindo para o contexto dos colaboradores o que faz com que eles trabalhem, o porque realizar as operações uma determinada forma. Archer comenta que “a motivação, portanto, nasce somente da necessidade humana e não daquelas coisas que satisfazem estas necessidades” (ARCHER, 1990, p.5).
A necessidade dos indivíduos, principalmente levando-se em conta as intelectuais e emocionais, atuam de forma a eles tomarem decisões de rumos e modos de atuação. Por isso, abre-se uma profunda discussão de até que ponto um líder ou gestor pode motivar seus subordinados.
Um dos principais entendimentos tem se alinhado com o pensamento expresso por Deeprose: “motivar é incentivar pessoas e equipes a trabalhar da melhor maneira possível, através da construção de um ambiente favorável ao desempenho de suas aptidões” (DEEPROSE, 1995, p. 13). Nessa linha de pensamento o que os gestores podem contribuir para motivar os colaboradores é criar um ambiente em que todos possam ter capacidade de se sair bem das suas tarefas.
Mais recentemente, Marras apresenta uma definição mais moderna para motivação propondo entendermos motivação como a “força interior que leva o trabalhador a vencer desafios e obstáculos na busca de atingimento das metas que de propõe a