Conceitos básicos de motivação
Instituição: FAE
Tema: Motivação
CONCEITOS BÁSICOS DE MOTIVACÃO
Introdução
O que é Motivação?
Muitas pessoas vêem, incorretamente, motivação como um traço pessoal, ou seja, alguns a têm e outros não. Na pratica, alguns gerentes falam de empregados que são preguiçosos e por esse motivo não tem a motivação necessária para tal empresa. O que isso pressupõe ? Motivação é o resultado da interação entre o individuo e a situação. Certamente, indivíduos diferem em seus impulsos motivacionais básicos. Por exemplo, você poderá ler um romance completo de uma só vez e no entanto achar difícil ler um livro didático por mais de 20 minutos. Por isso, não é necessariamente você e sim a situação. Assim, enquanto analisamos o conceito de motivação, tenha em mente que o nível varia tanto entre indivíduos quanto para indivíduos em tempos diferentes.
Definiremos a MOTIVAÇÃO como a vontade de empregar altos níveis de esforço em direção a metas organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do individuo. Nosso vai se restringir as Metas Organizacionais, para podermos refletir sobre o interesse singular no comportamento relacionado ao trabalho.
PRIMEIRAS TEORIAS DE MOTIVAÇÃO
Surgiram na década 50 em um período fértil para o desenvolvimento de conceitos sobre a Motivação.
01) A TEORIA DE HIERARQUIA DE NECESSIDADES
É a Teoria mais conhecida sobre Motivação e foi feita por Abraham Maslow. Ele formulou a hipótese de que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidade. Elas são:
Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais;
Segurança: incluem segurança e proteção contra mal físico ou emocional;
Sociais: incluem afeto, relacionamentos, aceitação e amizade;
Estima: incluem fatores internos de estima como amor-próprio, autonomia e realização; e fatores externos de estima como status, reconhecimento e atenção;