Conceitos básicos de motivação
Definindo motivação
O que é motivação? O que sabemos é que a motivação é o resultado da interação do indivíduo com a situação. Vamos definir motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta. Também podemos dizer que o nível de motivação varia tanto entre os indivíduos como em apenas um indivíduo, dependendo da situação.
Os três elementos–chave que definem a motivação são intensidade direção e persistência . Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende.Contudo,a intensidade não é capaz de levar a resultados favoráveis, a menos que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização.
TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES: Podemos afirmar que a mais conhecida teoria sobre motivação é, provavelmente, a hierarquia das necessidades,de Abraham Maslow. Segundo este autor, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de necessidades. São elas:
1.Fisiológica: inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo.
2.Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
3.Social: inclui afeição, aceitação,amizade e sensação de pertencer a um grupo.
4.Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como statos, reconhecimento e ateção.
5.Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser; inclui crescimento, alcance do seu próprio potencial e autodesenvolvimento.
Na medida em que cada uma destas necessidades é atendida, a próxima torna-se dominaante.E assim o indivíduo move-se para o topo da hierarquia, ou seja, o topo da pirâmide.
Segundo Maslow existem 5 categorias de necessidades que são separadas em patamares mais altos e mais baixos.As necessidades fisiológicas e de segurança são descritas como necessidades de nível mais baixo e aquelas relacionadas à auto-realização são chamadas de