Conceitos Básicos de Motivação
Resenhado por:
Lívia Tristão - 13/0120995
Universidade de Brasília
Comportamento Humano no Trabalho
Motivação é o fruto da interação do indivíduo com a situação, não sendo um traço pessoal como pensado por algumas pessoas. Ela é um processo complexo e individual, no qual cada indivíduo tem quanto a suas tendências motivacionais. Variando tanto entre os indivíduos quanto em apenas um indivíduo dependendo da situação. Um exemplo disso dado por Melissa Hurt, que percebeu que sua motivação não se trata apenas de dinheiro mas pela flexibilidade que seu trabalho da a ela.
Sua definição mostra que a motivação é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência de um indivíduo para atingir qualquer objetivo, porém ao longo do capítulo será restrito a uma determinada meta no campo dos objetivos organizacionais.
Como relação aos três elementos da definição de motivação a intensidade refere-se a força que a pessoa usa, sendo essa a principal característica quando se fala de motivação. Mas ela precisa de uma direção, outra característica da motivação, para que ela seja levada a resultados considerados favoráveis que tragam benefícios a organização. Por último a intensidade do esforço é imprescindível, por isso a persistência é a terceira característica de classificação, no qual a pessoa insisti na tarefa até terminá-la.
Durante a década de 1950, época de grande desenvolvimento de conceitos sobre motivação, foram criadas três teorias sobre a motivação que são a Hierarquia das necessidades, as Teorias X e Y e a Teoria de dois fatores. Mesmo sendo questionadas sobre a validade dos seus conceitos e tendo teoria mais validas e recentes sobre a motivação, elas foram importantes por dois motivos. O primeiro porque elas representam os fundamentos sobre os quais as teorias modernas se desenvolveram e, o segundo é que alguns