acido
No processo de purificação do enxofre, são realizados inicialmente os processos de fusão, sedimentação e filtração do enxofre, com a finalidade de remover as impurezas presentes no material. As impurezas presentes no enxofre são geralmente óleos, gases, arsênio, selênio e telúrio, o arsênio apresenta-se na forma de sulfetos, enquanto que o selênio e o telúrio apresentam-se no estado elementar. Tendo em vista que a remoção destas impurezas é um processo muito complicado, envolvendo inclusive a destilação do ácido sulfúrico, a eliminação destes contaminantes não é normalmente efetuada.
Quanto à contaminação por umidade, ácidos e materiais sólidos são mais facilmente removíveis. Os materiais sólidos geralmente formam cinzas, que quando acumuladas provocam danos nos catalisadores e nos tubos de filtragem, sendo assim existem dois processos clássicos para a retirada desse material, que seriam a sedimentação e a filtração.
Atualmente, a maioria das instalações de produção de ácido sulfúrico adota o sistema de filtração combinado com o de sedimentação, o que permite atingir um grau de remoção de cinzas, a níveis de 20 a 50 ppm que propicia longos períodos de operação do conversor em condições favoráveis de eficiência.
Para obtenção do dióxido de enxofre, faz-se a combustão do enxofre com oxigênio ou ao ar seco previamente com ácido sulfúrico. Para utilizar-se do oxigênio são necessários materiais especiais, resistentes