Ácidos
Estrutura molecular
Os dois átomos eletronegativos de oxigênio tendem a influenciar as propriedades do hidrogénio do grupo -OH, aumentando a sua polarização e facilitando a perda do protão H. A carga negativa restante é então distribuída igualmente entre os dois átomos de oxigênio, e as duas ligações carbono-oxigênio adquirem características de dupla ligação parcial (i.e., elas são deslocalizadas).
Esse é um resultado da estrutura ressonante criada pelo componente carbonila do ácido carboxílico, sem o qual o grupo OH não pode perder tão facilmente seus H+ (veja álcool).
O grupo COO- é denominado carboxilato. O íon resultante é tipicamente nomeado com o sufixo -ato, tal o ânion acetato, [C2H3O2]−, que é a base conjugada do ácido acético formado pela desprotonação do ácido acético:
CH3COOH ⇌ CH3COO− + H+que se torna íon acetato.
Propriedade Físicas e Químicas
Propriedades físicas
São geralmente ácidos fracos, com apenas 1% de moléculas RCOOH dissociadas em íons a temperatura ambiente em solução aquosa.
São substâncias polares.
Podem, como os álcoois, formar dupla ligações de hidrogênio entre si ou com moléculas de outra espécie. Por essa razão, os ácidos carboxílicos apresentam praticamente o mesmo comportamento dos álcoois, quanto à solubilidade.
Os ácidos com até 4 carbonos são líquidos incolores, miscíveis com a água. Os ácidos de 5 a 9 carbonos são líquidos incolores e viscosos, muito pouco solúveis. Os ácidos com dez ou mais carbonos são sólidos brancos, semelhante à cera, insolúveis em água.
O ácido aromático mais simples, o ácido benzóico, por apresentar já elevado número de carbonos, não tem apreciável