Campo magnetico
CONCEITOS BÁSICOS
O eletromagnetismo é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à atração de metais e imãs e a relação entre esses fenômenos e a eletricidade.
São denominados Imãs naturais os corpos que podem atrair, em seu estado natural, pedaços de ferro e metais ferrosos. Estes materiais são constituídos basicamente de uma substância conhecida como magnetita (óxido de ferro). Um imã natural pode se desmagnetizar por vibrações (marteladas) ou por aquecimento. A temperatura em que o imã se desmagnetiza é denominado ponto curie e vale cerca de 585ºC.
São denominados materiais ferromagnéticos os materiais que são atraídos pelos imãs, como o ferro, níquel, cobalto e algumas ligas desses metais. Uma substância ferromagnética pode se magnetizar por atrito num imã natural com um movimento sempre no mesmo sentido. Este processo é denominado de imantação e gera Imãs artificiais.
Existem regiões do imã em que o magnetismo e a atração dos materiais ocorre de forma mais intensa. Estas regiões são denominadas Pólos magnéticos de um imã. Os pólos de um imã são dois e receberam nomes de acordo com a sua orientação quando livres na superfície da Terra. Um imã suspenso, girando livremente, se orienta sempre na direção norte-sul terrestre. O pólo que se orienta para o norte geográfico da Terra é denominado de pólo norte magnético e o pólo que se orienta para o sul geográfico da Terra é denominado pólo sul magnético.
O Princípio da atração e repulsão dos pólos diz que pólos de mesmo nome (iguais) se repelem e pólos de nome contrário se atraem. Desta forma pólo norte atrai pólo sul e repele pólo norte e pólo sul atrai polo norte e repele pólo sul.
O Principio da inseparabilidade dos pólos diz que todo imã é completo: possui um pólo norte e um pólo sul. Ao se partir um imã em várias partes, cada pedaço constituirá um novo imã completo. Ao se partir um imã em dois pedaços, por exemplo, tem-se dois novos imãs