História do Futebol
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e o mais praticado de todos. Este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa e imprevisibilidade no resultado final. Por seu jeito simples de jogar, basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, haja uma partida, o futebol conquistou e conquista vários adeptos cada vez mais. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar. Embora não se tenha muita certeza sobre os seus primórdios, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas.
Na China Antiga, por volta de 3.000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar, o Tsu-Chu (“Lançar com o pé” (Tsu) “bola recheada feita de couro” (Chu)). Após as guerras, formavam-se equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o passar do tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo, onde 2 equipes com 8 jogadores tinham o objetivo de passá-la de pé em pé sem deixar cair, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, o Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, ele acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados e a bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os jogadores, também eram 8 de cada lado. Historiadores encontraram relatos que confirmam realização de jogos entre chineses e japoneses na antiguidade.
Na Grécia, criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em 2 equipes de 9 jogadores e jogavam num terreno retangular. Na cidade de Esparta, os jogadores, que também eram militares, usavam uma bola feita de bexiga de