A história do futebol
Alguém já parou para pensar sobre como surgiu o futebol? Será que foi inventado por alguém? Pelo que sabemos, os ingleses são por muitos considerados os inventores desse jogo. Mas, será que é isso mesmo?
Quando a gente está batendo uma bolinha, nós nem imaginamos que a prática de jogos com bola tem suas origens muito antes da era cristã. O futebol não é um jogo que foi inventado por alguém em uma determinada época. Na verdade, ele é fruto da evolução de uma grande variedade de jogos com bolas, praticados por diferentes civilizações, como os gregos, os chineses, os maias, os romanos etc., em diferentes períodos históricos.
Já no século III a.C., na China, os soldados praticavam um jogo chamado Tsu Chu (que significa: golpe na bola com o pé), que era jogado com uma bola feita de couro ou bexiga de boi, forrada com plumas, pelos ou vegetais. Esse tipo de jogo não era apenas usado para a diversão, mas também para o treinamento militar, sendo, portanto, bastante violento.
A história nos mostra, ainda, jogos disputados entre vilarejos inteiros na Inglaterra da Idade Média - o Mass Football. Há relatos de jogos que envolveram cerca de 500 pessoas em cada equipe - na verdade, não havia um campo de jogo; o objetivo era que os habitantes de uma das vilas carregassem a bola até a vila vizinha e vice-versa, e, para isso, valia de tudo: pegar a bola com as mãos, chutá-la, chutar o adversário, agarrá-lo, empurrá-lo etc. Por isso, esses jogos sempre acabavam com o saldo de alguns braços e pernas quebrados, dentes arrancados e, em alguns casos, até mortes de participantes.
Jogo de Calcio italiano, nos dias atuais
O Mass Football foi proibido durante muito tempo pela Igreja e pela realeza inglesa, que não aprovava seu caráter violento e via nesse jogo uma ameaça à sociedade e, principalmente, aos valores cristãos e monárquicos. No restante da Europa e do mundo, os jogos com bola continuavam a ser praticados, como o Calcio, na Itália, e o Soule, na