A história do futebol
Índice Abstracto 3 Introdução 4 As Etapas da Evolução 5 O Tsu-chu 5 O Kemari 5 O Epyskiros 6 Os Sacrifícios Maias 6 O Harpastum 7 O Calcio Fiorentino 8 O Football 9 Datas Importantes 10 A Evolução das Regras 13 Conclusão 14 Bibliografia 15 Índice de Figuras Figura 1 - Tsu-Chu 4 Figura 2 - Kemari 4 Figura 3 - Epyskiros 5 Figura 4 - Harpastum 6 Figura 5 - Soule 6 Figura 6 - Calcio Fiorentino 7 Figura 7 - Football e Rugby 8 Figura 8 - Kennington Oval 9 Figura 9 - Estádio do Crystal Palace. 10 Figura 10 - Estádio de Maracanã 11
Abstracto
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de TIC, pelos alunos Pedro Oliveira e José Lopes do 9ºE. O tema do trabalho é “A História do Futebol” e pretende abordar transformações e factos históricos do futebol, até ao futebol da actualidade.
Introdução
O futebol que conhecemos hoje é o desporto mais popular do mundo, mas é resultante de uma longa transformação que passou por várias práticas semelhantes.
Não é certa nem isenta de polémica a atribuição a uma cultura ou país da invenção do futebol. Sabe-se entretanto que as primeiras manifestações do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China.
O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol.
As Etapas da Evolução
O Tsu-chu
Figura 1 - Tsu-Chu
Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O desporto era chamado de tsu-chu, que