Campo magnético
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DA ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA
Trabalho de Eletricidade
Campo magnético
Petrópolis
2011
1 INTRODUÇÃO
Nosso foco neste trabalho é dar uma noção básica a respeito do campo magnético. Um campo magnético é um campo de força produzido por uma partícula magnética, ou pela mudança em um campo elétrico e é detectada pela força que exerce sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo magnético em um ponto dado é especificado pela direção e magnitude (ou força); essas informações são representadas através de campo de vetores.
Também queremos mostrar que o magnetismo e a eletricidade são fenômenos diretamente relacionados. Essa relação só foi estabelecida no século XIX. A história do magnetismo iniciou- se na Ásia Menor, em uma região conhecida como Magnésia, onde foram encontradas algumas rochas que tinham o poder de atrair umas as outras. Durante muitos anos, o estudo de fenômenos magnéticos esteve restrito aos imãs. Até 1819, não havia sido mostrada nenhuma conexão entre fenômenos elétricos e magnéticos. Neste ano, o cientista dinamarquês Hans Oersted (1777-1851) descobriu que uma agulha de bússola deslocava-se do sentido do norte magnético quando uma corrente elétrica era ligada em um fio que estivesse próximo. Isto mostrava que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos que tinham relação entre si, descoberta esta que serviu de base para a teoria do eletromagnetismo.
Acredita-se, hoje em dia, que os chamados fenômenos magnéticos resultam de forças entre cargas elétricas em movimento. Isto é, cargas em movimento criam tanto um campo magnético quanto um campo elétrico e esse campo magnético exerce força sobre uma segunda carga. Como os elétrons nos átomos estão em movimento em torno dos núcleos atômicos e como cada elétron parece