Eletroquimica
Conceitos:
A eletroquímica trata do estudo da participação de energia elétrica em transformações químicas nas células eletrolíticas, assim como da conversão de energia química em energia elétrica nas células galvânica (nas pilhas ou baterias).As células eletroquímicas podem ser células galvânicas ou células eletrolíticas. Na eletrólise, a passagem de uma quantidade suficiente de eletricidade através de uma solução produz-se uma reação não espontânea, desta forma pode se produzir Na(s) e Cl2(g) a partir do NaCl(l). Assim como o sódio, o alumínio, o magnésio e o cobre, são metais obtidos industrialmente por eletrólise. Nas pilhas, através de uma reação espontânea, produz-se uma quantidade de eletricidade capaz de acender uma lâmpada ou fazer funcionar um pequeno motor. É difícil imaginar algum aparato eletrônico que funcione sem uma pilha, desde um relógio de pulso, uma lanterna, uma calculadora e até os celulares.
Deve-se lembrar de também de que algumas vezes, a formação de uma célula galvânica é a responsável pela corrosão observada na junção de dois metais diferentes. Pode-se citar ainda, a importância da eletroquímica em pesquisas médicas e biomédicas, áreas da ciência cujos cientistas estudam as reações eletroquímicas em células vivas. Os bioquímicos estão interessados na natureza elétrica dos impulsos nervosos e especialmente de aqueles animais que, como a enguia, transformam energia química em elétrica com suficiente potência para dar um respeitável choque nos seus inimigos.
Reações-- A corrente elétrica é um fluxo de partículas carregadas. Essas partículas podem ser idênticas como em um metal onde os elétrons de valência (chamados elétrons livres) se movimentam a através da rede cristalina de cátions vibrando-neste caso o processo é chamado de condução eletrônica ou condução metálica. Entretanto, com frequência, participam do processo de condução duas ou mais classes de partículas, como em uma solução eletrolítica, na qual se