Conceitos básicos de motivação
Antônio Caixeta Nunes Júnior
Resumo
O presente pôster visa abordar como o treinamento de força pode influenciar para uma melhora significativa da força muscular de indivíduos praticantes da musculação nas academias em geral. As adaptações fisiológicas mais visíveis estão ligadas principalmente a Pressão arterial - Pa e a Frequencia cardíaca - Fc; ambas muito importantes para a funcionalidade do treinamento como um todo. Pode-se observar que tanto a Pressão arterial - Pa e a Frequencia cardíaca - Fc estão diretamente ligadas quando se fala em treino resistido; quando se aumenta a Pressão arterial - Pa conseqüentemente se aumenta a Frequencia cardíaca - Fc.
Palavras-chave: Adaptações fisiológicas. Treinamento de força. Pa. Fc.
1 INTRODUÇÃO
O treinamento de força é um método de treino para melhorar a aptidão física e a força muscular. Diretamente ligado à saúde, este tipo de treino tem um embasamento tanto teórico como prático bastante difundido no universo das academias.
Durante os últimos anos, o treinamento de força tem conhecido um grande desenvolvimento especialmente em razão dos notáveis avanços do treinamento. Hoje em dia se considera essencial na prática da maioria dos esportes, como necessidade de complementar o treinamento para uma preparação física especifica (BIRD et al., 2005).
Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando assim um ambiente dinâmico de treino. Visa com isto proporcionar uma melhora significativa na força e na dinâmica corporal, melhorando os aspectos motores e cognitivos.
2 Adaptações que ocorrem com o treinamento
Em exercícios resistidos ou exercícios de musculação (exercícios localizados contra