Conceitos Alimentos e Bebidas
Para que serve a comida?
Ela não é apenas uma coleção de produtos que podem ser usados para estudos nutricionais e estatísticos. Ela é também, e ao mesmo tempo, um sistema de comunicação, um corpo de imagens, um protocolo de usos, situações e comportamentos. Roland Barthes, 1961
A gastronomia é um inventário patrimonial tão grande culturalmente quanto culturalmente quanto os museus, as festas, as danças e os templos religiosos.
Desde os tempos remotos as pessoas não se alimentavam movidas apenas pela necessidade de sobrevivência mas também por puro prazer.
Na busca de contentar o paladar, desde a História
Antiga o cozinheiro é tido como um mágico, um alquimista que transforma simples ingredientes em manjar dos deuses.
O que é, afinal, gastronomia?
Grego
gaster (ventre, estomago)
nomo (lei)
“as leis do estomago”
Criação do termo -> Arquestratus, poeta e viajante grego;
Apreciador ele foi viajando por vários territórios, observando e provando várias especialidades das cozinhas locais;
Todas as informações foram compiladas no Hedypatheia, que traz consigo a primeira definição de gastronomia bem como conselhos sobre o assunto.
No século XVIII, o conceito volta a tona por conta do francês
Brillat-Savarin e o livro “A fisiologia do gosto”.
“Gastronomia é o conhecimento fundamentado de tudo o que se refere ao homem na medida em que ele se alimenta. Assim, é ela, a bem dizer, que move os lavradores, os vinhateiros, os pescadores, os caçadores e a numerosa família de cozinheiros, seja qual for o título ou a qualificação sob a qual disfarçam sua tarefa de preparar alimentos... a gastronomia governa a vida inteira do homem”.
X Hoje a gastronomia continua se expressando através dos hábitos alimentares de cada povo, legado que passa de geração a geração desde a pré-história conforme os recursos disponíveis em cada período.
Cada comunidade foi criando a sua