estatistica e qualidade de vida
GINÁSTICA LABORAL
Fabiana K. N. Souza
Fabrício Ziviani
RESUMO
A presente pesquisa propõe uma reflexão em torno da qualidade de vida no trabalho correlacionada à prática da ginástica laboral. Na reflexão teórica demonstrou-se que num contexto de competitividade, as organizações têm empreendido esforços com o propósito de se manterem estruturadas no mercado. A busca pela excelência do trabalho por parte do colaborador exige aspectos que viabilizem a execução de suas tarefas de forma adequada e que lhe favoreça qualidade de vida. É necessário extinguir quaisquer aspectos que interferem negativamente no interior da organização, gerando como conseqüências fatores inviáveis ao sucesso da instituição. A ginástica laboral favorece a melhoria das condições de trabalho, desencadeando aumento na produtividade. A pesquisa é classificada como um estudo de caso, descritivo, conduzido por uma abordagem quantitativa e qualitativa.
Como procedimentos para coleta de dados foram aplicados questionário e entrevista. Os resultados apontaram que ao adotar a ginástica laboral a organização analisada tem se beneficiado, pelo fato de contribuir com um ambiente mais saudável, melhorando a qualidade de vida de seus colaboradores.
Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho, saúde ocupacional, ginástica laboral
1 INTRODUÇÃO
A qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Fernandes (1996:10)
O conceito da qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido abordado como enfoque do desenvolvimento humano e das organizações. De acordo com Bom Sucesso
(2002:26),
A qualidade de vida resulta do tratamento humano, da gentileza, da leveza nas relações, da possibilidade de expressão de pontos de vista divergentes, do relacionamento sincero, do respeito aos ausentes e do orgulho pelo que