Dietas Patologias
Introdução
Dieta é um padrão de consumo diário de alimentos contendo as substâncias nutritivas chamadas nutrientes. Mas esse conceito também pode ser usado para definir uma alimentação recomendada para indivíduos com necessidades terapêuticas especiais. Exemplo: dieta para diabéticos ou dieta para controle de peso.
Alimentação Saudável (Alimentação Equilibrada): padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos e de acordo com as fases dos ciclos da vida. Deve ser acessível (física e financeiramente), saborosa, variada, colorida, harmônica e segura quanto aos aspectos sanitários. Esse conceito considera as práticas alimentares culturalmente referenciadas e valoriza o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.
Dietoterapia é o tratamento de um indivíduo por meio da dieta, ou seja, por meio de um padrão alimentar saudável.
Doenças
Constipação Intestinal Crônica
Conceito
Evacuações infrequentes, bolo fecal de pequeno volume ou consistência endurecida das fezes e dor anorretal são, isoladamente ou em associação, sinais e sintomas de constipação. há, entretanto, indivíduos que, embora não evacuam diariamente, eliminam volume normal de fezes e não são constipados, ao lado de outros que, mesmo apresentando hábito diário, não têm a sensação de esvaziamento completo da ampola retal. tais considerações evidenciam que, na abordagem inicial, os dados clínicos são fundamentais para o diagnóstico. de maneira geral, a obstipação pode ser considerada quando existe esforço ou dificuldade de evacuação ou se há desconforto abdominal pelo fato de não evacuar. De forma didática, classificamos a obstipação intestinal crônica em dois grandes grupos: funcional e orgânica. Funcional é a mais frequente, origina-se de uma combinação de fatores, principalmente erros