Titulação
Relatório de vidrarias e segurança em laboratório
Nome: Sérgio Braga Junior Matrícula: 201307234321
Turma: 3112 Agosto – 2014
Capítulo 1: Introdução
O ponto principal a ser seguido em laboratório é a organização. Todas as medidas que se tomam partem em primeiro lugar da organização. É importante que se tenha organização para que a tarefa a ser executada seja sempre feita em ordem e obedecendo a sua sequência e padrão, evitando assim acidentes durante a execução. As principais regras de segurança em laboratório são: Evitar executar um experimento sozinho, executar sempre na presença de um responsável, em nosso caso, o professor;
Organizar todo material necessário para as práticas previamente;
Sempre usar jaleco, calçado fechado e calça comprida (calça jeans);
Evitar o uso de lentes de contato;
Nunca pipetar com a boca;
Não comer ou beber em laboratório;
Não descartar reagentes diretamente na pia;
Não levar as mãos à boca ou aos olhos durante a execução das práticas;
Manipular produtos voláteis somente na capela.
Todas essas regras de segurança são de total importância quando se realiza trabalhos em laboratório, e se todas elas forem seguidas, as chances de ocorrer algum acidente são consideravelmente diminuídas.
Capítulo 2: Resultados
Na aula prática nos foram apresentadas as principais vidrarias que iremos usar ao longo de nosso curso em laboratório. Segue abaixo uma descrição a respeito de cada uma delas:
Béquer: usado para acondicionar substâncias líquidas diluídas em geral, pode ser feito de plástico ou de vidro. Possui escala, mas não se devem fazer medições nele, sua escala não fornece medidas precisas.
Tubo de ensaio: usado para receber substâncias e fazer reações. Deve ser acondicionado sobre a bancada em estantes específicas para tubos de ensaio.
Pipeta: é usada para medir volumes exatos de substâncias líquidas, pode ser