Titulação
Preparo de Soluções
Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias moleculares ou iônicas. A preparação de soluções requer alguns cuidados, como os relacionados com a solubilidade limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura. O preparo de soluções requer paciência e etapas, sendo estas definidas em:
1) Cálculo da quantidade de composto necessária: Conhecidos a concentração e o volume da solução a preparar, calcula-se a quantidade química de soluto que é necessário diluir. Converte-se essa quantidade química em massa ou volume e procede-se à medição dessa massa ou volume.
2) Medição: Para a medição da uma massa usa-se: Balança de precisão nos casos corrente e Balança analítica para medições rigorosas. Para a medição de volumes usa-se:
Provetas para medições não rigorosas, Pipetas para medições rigorosas, Balões volumétricos para diluições rigorosas.
3) Dissolução/Diluição: Adiciona-se água destilada mexendo com uma vareta de modo a facilitar a diluição, transfere-se com as devidas precauções, a solução para um balão volumétrico de volume coincidente com o da solução a preparar com o auxílio de um funil e vareta.
4) Homogeneização: Rolha-se o balão volumétrico e agita-se a solução para completa homogeneização.
5) Armazenagem: As soluções devem ser sempre transferidas e guardadas em frascos apropriados e devidamente rotulados (nome/fórmula química do soluto/concentração/data da preparação.
Titulação
Titular significa determinar o título (concentração). Titulação é uma técnica laboratorial, também designada por volumetria (resulta da medição de volumes) que se utiliza em análise química quantitativa, para a determinação de concentrações.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação. O reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a