ALIMENTOS E BEBIDAS
Cozinha
Definição:
Do latim coquīna, a cozinha é o sítio no qual se prepara a comida. Pode ser o ambiente destinado a essa tarefa num lar ou o espaço específico num restaurante, por exemplo. Na cozinha, de um modo geral, pode-se lavar, cortar, ferver, assar, fritar ou ainda guisar os alimentos, entre outras possibilidades. Principais atividades:
A quantidade de subdivisões e de setores de uma cozinha vai depender do porte e do conceito do estabelecimento. De modo geral, toda cozinha tem, pelo menos, duas grandes áreas bem definidas: área de pré-preparo e área de cocção ou acabamento. Conforme aumenta o porte da cozinha, aumentam suas subdivisões, podendo haver áreas como: cozinha fria, cozinha quente, confeitaria, panificação, área de lavagem dos utensílios, etc.
Obviamente, cada um desses setores da cozinha conta com seus profissionais específicos, que exercem suas funções de acordo com a área em que trabalham e são comandados por um chef de cozinha. A organização da brigada, assim como a organização do espaço, também vai depender de fatores como o porte e o conceito do estabelecimento, o tipo de serviço com o qual se trabalha, etc.
Cargos e funções:
A Hierarquia
Chef – responsável pela coordenação da equipe, controle das solicitações de compras, por montagem do cardápio, etc.
Sous chefe – cumpre as orientações do chef e coordena a equipe na sua ausência.
Chef de partie – responsáveis por setores específicos da cozinha como confeitaria Garde manger.
Cozinheiros – responsáveis pela preparação dos alimentos e armazenagem dos mesmos.
Comins – responsável por apoiar os cozinheiros e pela higiene geral da cozinha.
Restaurante
Definição:
Restaurantes", significando "é estabelecimento publico onde se pode tomar refrescos e fazer refeições". É um termo relativamente moderno em inglês. Foi adaptado aos poucos á língua inglesa de 1765, devido ao fato de Boulanger, um francês de Paris, servir sopas que chamava de restauratrices, que em inglês