Separacao Misturas 3 Extensivo
Processos de separação de misturas
PROF. BETO
Processos Mecânicos
Catação: Método rudimentar de separação de mistura baseado na diferença de tamanho e de aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Ex: mistura de feijão e impurezas.
Processos Mecânicos
Peneiração ou
tamisação: Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.
Processos Mecânicos
Levigação: Usada para
separar misturas do tipo sólido-sólido, quando um dos componentes (em forma de pó) é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro componente mais denso não o é. Ex: ouro e areias auríficas (em pó).
Processos Mecânicos
Ventilação: É utilizada quando os sólidos granulados que formam a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Ex: grãos de café e cascas.
Processos Mecânicos
Separação magnética:
Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia. Processos Mecânicos
Flotação:Sedimentação fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo sólidosólido cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade. Ex: areia e serragem.
Processos Mecânicos
Sedimentação fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo sólido-sólido cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade. Ex: areia e serragem. Processos Mecânicos
Filtração comum: É utilizada
para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas do sólido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia. Processos Mecânicos
Filtração a vácuo: É
utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das
partículas