Produção
O presente processo envolve a separação contínua, ou a hidrólise, tal como indicado no Quadro 3.2 e detalhado na fig. 3.3. Após a separação da glicerina, os ácidos gordos são neutralizados para sabão.
A reacção química básica na fabricação de sabão é a saponificação.
O procedimento é o de dividir, ou hidrolisar, a gordura, e em seguida, após a separação a partir da valiosa glicerina, neutralizar os ácidos gordos com uma solução de soda cáustica:
As gorduras e os óleos usuais do comércio não são compostos do glicérido de nenhum ácido gordo, mas uma mistura. No entanto, alguns ácidos gordos individuais de pureza de 90% ou melhor estão disponíveis a partir de um processamento especial. Uma vez que a solubilidade e a dureza dos sais de sódio (quadro 3.6) dos ácidos gordos diferentes diferem consideravelmente, o trabalhador de escolher a matéria-prima de acordo com as propriedades desejadas, tendo em devida consideração o preço de mercado.
A separação contínua do óleo em contracorrente é purgada sob vácuo para evitar o escurecimento por oxidação durante o processamento. Ele é carregado com uma velocidade controlada para a parte inferior da torre de hidrólise por meio de um anel de espalhamento que quebra a gordura para gotas. Estas torres de cerca de 20 m de altura e 60 cm de diâmetro, são constituídas por aço inox tipo 316 (Fig. 3.5). O óleo contido na secção inferior sobe devido à sua baixa densidade e extrai a glicerina dissolvida na fase gorda Depois de deixar as secções de contacto, as duas correntes entram na zona de reacção. Aqui eles são levados até à temperatura de reacção através da